![]() |
(Foto:Reprodução) |
A partir desta terça-feira (5), o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) implementou oficialmente a transferência digital de veículos em todo o estado. O novo serviço permite que todo o processo de compra e venda de veículos seja realizado de maneira totalmente virtual, trazendo mais praticidade, agilidade e segurança para os cearenses envolvidos nesse tipo de transação.
O procedimento inicia com o vendedor acessando o site oficial do Detran-CE, na opção “Transferência Digital”. Após preencher CPF e e-mail, o usuário valida um código de segurança e realiza a validação facial. Em seguida, ele confere os dados do veículo, informa o número do Certificado de Registro de Veículo (CRV), o código de segurança e os dados do comprador para dar início à venda.
Já o comprador acessa a mesma plataforma, confirma a transferência por meio de login e validação facial, adiciona o serviço de transferência à sua conta, realiza o pagamento das taxas e agenda a vistoria do veículo, última etapa para conclusão do processo.
Alguns requisitos são fundamentais nesta fase inicial: tanto vendedor quanto comprador devem ser habilitados no Ceará e o veículo negociado precisa já ter o novo padrão digital de documentação. A vistoria poderá ser feita antes, mas é obrigatório concluí-la em até 30 dias para finalizar a transferência.
O Detran-CE alerta que o serviço deve ser acessado exclusivamente pelo link disponível no site oficial do órgão, garantindo a segurança de todos os envolvidos.