![]() |
(Foto/Reprodução) |
Até o dia 18 de maio, a Fundação Memorial Padre Cícero apresenta a exposição inédita "Meu Padim Ciço, me ensina uma meizinha (remédios naturais)". A mostra integra a programação da 23ª Semana Nacional de Museus e reúne cartas enviadas a Padre Cícero por romeiros, além de correspondências escritas pelo sacerdote e exemplares de ervas e raízes recomendadas por ele, entre os anos de 1910 e 1911, para o tratamento de doenças.
A exposição acontece na sede atual da Fundação Memorial Padre Cícero, localizada no antigo prédio da Prefeitura de Juazeiro do Norte, o Palácio José Geraldo da Cruz. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h.
Nas mensagens, os romeiros recorriam ao Padre Cícero em busca de conselhos e remédios naturais à base de ervas, conhecidos como "meizinhas". Em suas respostas, o sacerdote indicava o uso de plantas medicinais, consideradas essenciais para o tratamento de diversos males. Além dos documentos, os visitantes podem explorar um espaço sensorial com algumas das plantas citadas nas cartas.
✅Clique aqui para seguir o perfil do Eita Cariri no Instagram
As correspondências revelam uma herança cultural coletiva, expressa por meio de práticas populares de cuidado com a saúde, formas de comunicação da época e tradições herdadas de comunidades indígenas que habitaram a região do Cariri.
Inspirada no tema da 23ª Semana Nacional de Museus, "O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação", a exposição tem como foco o patrimônio imaterial — uma das três subáreas da temática proposta este ano.
A Semana Nacional de Museus é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), realizada anualmente em celebração ao Dia Internacional dos Museus, comemorado em 18 de maio. O evento mobiliza instituições culturais de todo o país com programações especiais voltadas à valorização do patrimônio cultural e ao fortalecimento do vínculo entre museus e sociedade.